Arquivo da categoria: Krrastzepy Verlag

Sado – fotografias de Bruno Elias

O Sado, em boa parte, permanece oculto por força da exuberância do seu próprio estuário e da assimetria geográfica entre as regiões da nascente e da foz. Essa mesma assimetria motivou este trabalho, que, não pretendendo fazer uma documentação sistemática, mantém, no entanto, a ordem geográfica do fluxo na sequência das imagens, cuja localização é assinalada em legendas individuais e em mapa na última página. É um percurso pessoal que nasce do espanto pela constatação das múltiplas identidades de um rio com o qual se mantém um convívio tão intenso como localizado.

As imagens colhidas pelo Bruno Elias convidam-nos a parar e suspender a avidez de sensações rápidas, que nos nossos dias marca o passo em toda a actividade humana.

Aqui temos um rio que começa incerto, em terras aplanadas pela erosão, na confluência de riachos já mansos à nascença. Podemos espreitá-lo através de matagais densos ou adivinhá-lo, oculto, sob tapetes de plantas aquáticas. Somos convidados a atravessá-lo sobre um pontão de madeira improvisado ou sobre a estrutura metálica de uma ponte levadiça.

Nas margens podemos ver hortas ou pilares de obras inacabadas. E experimentar o silêncio que a por vezes imperceptível corrente permite.

Para ver devagar.

 

Pontos de venda:

Livraria Uni Verso, Rua do Concelho, Setúbal

Livraria Hémus, Rua Serpa Pinto, Setúbal

Visor pelo mail jonatas@krrastzepy.pt

Antropozóico – Jónatas Rodrigues

Está disponível a nova publicação Krrastzepy Verlag. Antropozóico, de Jónatas Rodrigues, inaugura a colecção CSI (coisas sem interesse)  e é, antes do mais, um livro pretensioso. Esta é uma condição necessária para merecer publicação. Não sabemos se reúne as restantes, nem sabemos que condições serão essas.

Paira e mergulha no universo das pessoas. É um livro incoerente na forma e já não tanto no conteúdo: uma primeira parte em prosa que em certos momentos alguém poderia chamar poética e uma segunda parte num formato talvez ensaístico, mas razoavelmente desorganizado.

Esperamos que agrade e desagrade.

Já mora nas bancas da livraria UniVerso, rua do Concelho, em Setúbal (junto à Câmara Municipal) e na bagageira do carro do editor.

Informações para aquisição através do mail:  jonatas@krrastzepy.pt

GYMNOBASILEIDA

Rafael João Baptista Ups nasceu em Setúbal em 1972, mas é um pouco mais novo do que isso. Passou a infância a cumprir os seus deveres, entre pausas para brincar. Leu muitas coisas e estudou algumas outras, chegando mesmo a licenciar-se, embora sem grande convicção. Trabalhou em diversas áreas: foi servente de pedreiro, administrativo, professor e motorista dos transportes públicos (não necessariamente por esta ordem). Actualmente vive e escreve. Nas horas vagas trabalha como estafeta. Gymnobasileida é o seu primeiro título publicado.
Gymnobasileia é poesia sem amarras, talvez o livro mais feio de 2014 (excepto a capa): uma epifania, para desagradar a gregos e a troianos.
Gosta de se arrepender? então encomende em verlag@krrastzepy.pt ou jonatas.scr@gmail.com.
Preço? em euros, o primeiro dos cubos perfeitos, excluindo a unidade. Barato, portanto.